sábado, 19 de maio de 2012

2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO PCdoB SOBRE A EMANCIPAÇÃO DA MULHER

 
Iniciou-se nesta sexta-feira (18/05), a partir das 18h, a solenidade de abertura da 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação da mulher, com a realização de um Ato Político com a presença de ilustres autoridades a nível nacional.
A abertura dos trabalhos foi realizada pela Secretária Nacional da Mulher, Liège Rocha. Esta fez a composição da mesa de honra; convidou todos os/as Camaradas para entoar o Hino Nacional. Logo em seguida, em seu pronunciamento destacou: ”O debate foi promovido nos 26 estados da Confederação e no Distrito Federal; várias mobilizações foram realizadas para a realização desta Conferência Nacional, cujo destaque é a Cota de Participação dos Homens – apenas 30%.”

A senadora Vanessa Graziotin (AM) enfatizou “a importância do PCdoB possuir a maior percentual de mulheres na bancada do Congresso Nacional.”


A participação da vice-presidente do Partido Nacional, a deputada federal Luciana Santos destacou: “o país está vivendo um momento histórico de emancipação da mulher, ou seja, a 1ª presidenta eleita – Dilma Roussef; a participação no governo de 10 ministras e a existência de 4 candidatas à prefeitura em alguma das maiores cidades do Brasil: Salvador, Florianópolis e Goiânia.”

O Presidente Nacional do PCdoB, o senador Renato Rabelo inicia seu discurso destacando: “é um esforço simbólico pela democracia a eleição de um operário à Presidência da República e, agora, uma mulher... As mulheres podem ocupar cargos de destaque, por isso, o PCdoB quer alcançar 50% de lideranças femininas. A emancipação da mulher passa pela humanização; o caminho é a mudança do Brasil para o socialismo e a construção de um projeto emancipatório sobre a mulher. Transformar a nação respeitosa e solidária é o objetivo do PCdoB.”

A ministra de Política para as Mulheres, Eleonora (PT), relatou: “Sou militante feminista; sou ministra não só para as mulheres feministas, mas para todas as mulheres brasileiras. Políticas públicas devem ser construídas para as mulheres lésbicas, idosas, negras e quilombolas, indígenas. Nós somos mais da metade da população e mãe do restante. Vale a pena ter esperança e vale a pena lutar no âmbito do capitalismo para mostrar que o capitalismo se vai.”

A delegação do Piauí, eleita na Conferência Estadual em Teresina, nos dias 11 e 12 de maio, é formada por: Amélia (Sec. Estadual de Mulheres); Zelma (Presidente da UBM); Graça Costa, Fátima Castro, Lucineide e Conceição Mendes (delegadas de Teresina); Beta (delegada de Parnaíba) e Adnaid Rufino (delegada de Picos).




Por: Adnaid Rufino (Diretório do PCdoB - Picos - PI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário