sexta-feira, 8 de junho de 2012

UJS-PI embarca para 16º Congresso Nacional

Os militantes da UJS piauiense levam ainda na bagagem uma adaptação teatral do espetáculo “Auto do Lampião no Além”


Jairo Galvão
 Peça UJS Cenas do ensaio da peça teatral
 
Os militantes piauienses da União da Juventude Socialista partiram ontem (06) rumo ao 16º Congresso da União da Juventude Socialista que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro-RJ de 07 a 10 de junho de 2012. O Congresso nacional da UJS é a instância máxima de deliberação da entidade. Ele reúne os filiados da UJS em assembleias de núcleo e congressos municipais, estaduais e nacional.



Militância da UJS

Em uma viagem que dura cerca de 48 horas, com um percurso de mais de 2.500 km, na bagagem os militantes piauienses levam muita animação e experiências das lutas diárias do movimento social para ensinar e aprender em uma troca de experiência com os militantes do Brasil inteiro.

Com o tema “#Nas redes e nas Ruas - lutando pelo Brasil de nossos sonhos”, o tema sdeverá ser muito debatido, pois nos últimos tempos a internet tem sido uma excelente ferramenta de mobilização para que a militância esteja presente nas ruas. A mesa que tratará do tema do congresso será composta pelos seguintes convidados: André Tokarski (Presidente da UJS), Sérgio Amadeu (professor da Cásper Líbero e ex-presidente da UBES), Paulo Henrique Amorim (Jornalista e Blogueiro) e Rodrigo Vianna (Jornalista e Blogueiro).

Festival de Cultura #Nas Redes e Nas Ruas

Os militantes da UJS piauiense levam ainda na bagagem uma adaptação teatral do espetáculo “Auto do Lampião no Além”, do autor Gomes Campos e dirigida por Arimatan Martins, um premiadíssimo diretor de teatro piauiense, que passou cerca de uma semana ensaiando com os militantes para que pudessem integrar o festival de cultura.

A peça - Através da sabedoria popular do cordel e sua forma de perceber e criticar os problemas sociais são resgatados na peça, que conta a história da chegada de Lampião no inferno e da inusitada peleja do cangaceiro contra as artimanhas de Lúcifer e seus diabos na disputa do trono do inferno. Com uma nova roupagem os jovens atores da UJS e o diretor Arimatan Martins deram um tom de militância e falam sobre as novas tecnologias e a política atual.

O Festival de Cultura da UJS acontecerá simultâneo do 16º Congresso Nacional. A cidade do Rio de Janeiro será palco desse encontro e pretende criar um espaço para a arte jovem brasileira.

UJS na Nigéria

Participa ainda da delegação piauiense o nigeriano Usman Abdulhadi que é estudante da Universidade Federal do Piauí, e se filou recebtemente à UJS. Usman é presidente da Associação de Alunos dos programas de Convênio de Graduação e representa 42 estudantes dos mais diversos países, podemos citar Guiné Bissaú, Nigéria e Bolívia. A Associação tem o objetivo de defender os direitos dos estudantes africanos que estudam na universidade sob a modalidade de convênio com países estrangeiros. Usmana nos diz que a UJS tem sido uma escola política para suas atividades de militância dentro da universidade e que tão breve volte à sua país natal, a Nigéria, irá fundar uma União da Juventude Socialista lá para congtregar a juventude daquele país que tanto tem sofrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário